Regra de Ouro da moral.

Às vezes, nossas relações com os outros podem ser complicadas e nem sempre está claro quais são nossos deveres e direitos. Então, como devemos nos comportar nessas situações?

Nesses casos, podemos nos guiar pela famosa Regra de Ouro da moral. Essa regra tem uma versão positiva: "Trate os outros como você gostaria de ser tratado"; e outra negativa: "Não faça aos outros o que você não gostaria que fizessem com você."

Confúcio a chamava de "regra do esquadro ou duplo decímetro" e a explicava da seguinte maneira:

- "O que um homem não gosta em seus superiores, que não pratique em seu trato com os inferiores; o que não gosta nos inferiores, que não pratique nos serviços que presta aos superiores; o que não gosta naqueles que estão à sua frente, que não pratique com os que estão atrás; o que não gosta naqueles que o seguem, que não pratique com aqueles que o precedem; o que não gosta naqueles à sua direita, que não pratique com aqueles à sua esquerda; e o que não gosta naqueles à sua esquerda, que não pratique com aqueles à sua direita. Esse é o princípio do esquadro (ou duplo decímetro)."

Ele também expressa a ideia de forma resumida da seguinte maneira:

- "Não faça aos outros o que não quer para si."

Essa ideia também aparece no Panchatantra:

- "Não faça a outro o que julga ser ruim para você."

E, um texto que não pode deixar de ser mencionado, na Bíblia:

- "Assim, façam aos outros o que vocês querem que eles façam a vocês." (Mateus 7:12 e Lucas 6:31)

Quando aplicamos esse princípio, estamos vendo os outros como um reflexo de nós mesmos e agindo em consequência. Como diz um provérbio turco:

- "O homem é um espelho para o homem."

Aplicar a Regra de Ouro em nossas vidas pode nos ajudar a construir relações mais fortes e respeitosas. Sempre que você se encontrar em uma situação complicada, lembre-se de se colocar no lugar do outro e trate os outros como gostaria de ser tratado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Às vezes, nossas relações podem ser complicadas e não sabemos como nos comportar; nesses casos, podemos nos guiar pela Regra de Ouro da moral: "Trate os outros como você gostaria de ser tratado" e "Não faça aos outros o que você não gostaria que fizessem com você." Esse princípio nos ajuda a ver os outros como um reflexo de nós mesmos e a agir com empatia, o que pode fortalecer e melhorar nossas relações.

Entradas relacionadas: Vergonha, Assertividade, Justiça.

Regra de Ouro da moral. Por Dr. Arturo José Sánchez Hernández

Conecte-se comigo online:

Facebook: https://www.facebook.com/ajsh70

Bubok Page: https://www.bubok.es/autores/rapula

Group 1: https://www.facebook.com/groups/ValoresVida

Group 2: https://www.facebook.com/groups/consejosparaenamorar

Twitter: https://twitter.com/asanchez700908

E.mail: asanchez700908@gmail.com

Telegram: https://t.me/ajsh70

***~~~***

Comentarios

Entradas más populares de este blog

Alcoolismo e Co-dependência: Como o Alcoolismo Pode Afetar as Pessoas Próximas ao Alcoólatra e Como Buscar Ajuda.

O Impacto do Álcool no Trabalho: Como o Consumo de Álcool Pode Afetar o Desempenho no Trabalho e os Relacionamentos no Ambiente de Trabalho.

Luto Migratório: Como Afeta a Família e Como Superá-lo Juntos.